A polêmica de sacolas plásticas, ecobags e sacolas biodegradáveis estão em pauta a muito tempo, e isso me lembra a um trabalho que fiz a alguns tempos. Cada uma tem a sua vantagem e desvantagem, mas o mais importante é diminuir com a poluição. Como já disse outra vez, o plástico se vai para o mar, acaba sendo engolido por animais que lá vivem e matando-os por asfixia. As sacolas convencionais são feitas de polietileno e uma das mais usadas das biodegradáveis são feitas de polihidroxialcanoato, (PHA) que é um bioplastico feito a partir do amido de milho, e as ecobags são feitas dos mais variados matérias
Sacola Biodegradável:
- Vantagens: Tem a promessa de se degradar no ambiente de lixão ou aterro sanitário.
- Desvantagens: Para se degradar no meio ambiente pode ter chumbo e outros metais pesados na sua composição e a produção dessas sacolas levam 69% a mais de energia do que nas sacolas convencionais
Ecobags:
· Vantagens: é o jeito mais ecológico de ir as compras, principalmente quando a ecobag é feita de algum material reciclado e duram cerca de cinco anos e, a partir de sete utilizações, já anulam o impacto que as outras sacolas deixariam na natureza.
· Desvantagens: só quando a ecobag rasgar ou furar que vai ser inválida, mas mesmo assim pode ser usada para outros fins com um pouquinho de imaginação.
O uso de caixas de papelão ou sacolas de papel também é um modo de diminuir o impacto no meio ambiente, mas mesmo assim, o uso da ecobag é melhor. Pensem no mundo que vocês querem que seus filhos e netos vivam, preserve e conserve.